Consultoria, uma grande solução!

Em qualquer que seja a atividade, para uma organização a contratação de uma “CONSULTORIA” para melhorar ou adequar processos ou estratégias é extremamente importante e de um inestimável valor.

Ela não realiza milagres, mas de uma forma mais simples e eficaz poderá encontrar o “caminho das pedras” e junto com a liderança da organização realizar desejos e até mesmo sonhos, alcançando um resultado gratificante e com grande sucesso.

Um “consultor”, que é sempre apaixonado por aquilo que tem que fazer, tem uma visão estratégica, ou seja, ele é especializado e tem muita experiência  pois já viveu, desenhou e administrou todos estes processos, podendo filtrar os resultados, registrando os sucessos e desprezando os insucessos. Ele saberá adequar os projetos a realidade de cada organização. Ele avaliará toda a cultura da organização e de seus colaboradores para depois propor projetos.

A principal característica pessoal do “consultor” é a CRIATIVIDADE, afinal ele tem todo o tempo do mundo para pensar, pesquisar e ser criativo.

Um dos processos mais importante para o “caminho das pedras”, que o “consultor” saberá como indicar a melhor pratica, é a GESTÃO DA EMPRESA.

Um das características da consultoria é fazer de cada idéia um projeto, que poderá ser implantado ou desprezado, pois em sua elaboração poderá chegar a conclusão que o mesmo é viável ou não, mas um bom consultor jamais deixará de lutar pela idéia.

Portanto, tem uma idéia ou um sonho, porque não realizá-lo?

Precisamos ter a consciência da mudança de comportamentos.

MAS EU NÃO TENHO TEMPO NEM RECURSOS para implanta-las. Isto é o mais comum de acontecer, principalmente nesta fase da economia onde a globalização tomou conta indiscriminadamente da sociedade e das organizações que operam enxutas.
Aí esta a grande sacada, aproveitar as idéias de pessoas e contratar uma consultoria para implantá-las ou pelo menos para elaborar um projeto e saber se realmente a idéia é viável.

A mudança mais radical é a aceitação de que alguém poderá realizar bem, e  em se tratando de um consultor, são inimagináveis os benefícios que o mesmo poderá agregar a uma idéia ou projeto.

Outra mudança radicalíssima é entender que o “consultor” não é despesa “extra” mas sim resultado positivo “adicional”.
Para muitos casos um “consultor” deixa de ser uma “despesa extra” e passa a ser uma “receita extra”.

Confira, faça uma experiência, “contrate um consultor” ou pelo menos consulte-o.

Mamede A. Barreto