O Brasil trabalha com fatos e os países desenvolvidos com a lógica.
Nos países desenvolvidos, o bom funcionário é reconhecido e tem um tratamento diferenciado, para que seus problemas pessoais e profissionais não interfiram na sua produtividade.
1. porque?
2. E o Brasil?
3. Onde iniciar este trabalho.
Uma breve explicação para as perguntas:
1. Porque?
Os países desenvolvidos possuem uma visão holística do ser humano a qual assegura a “qualidade de vida” dos seus funcionários e familiares sem esquecer da comunidade, lógica; se o funcionário esta bem nas partes mentais, físicas, intelectuais e espirituais ele passa a vestir a camisa da empresa, alem de uma redução de gastos como: assistência médica, diminuição dos prêmios de seguro saúde, diminuição do absentismo (ausência do trabalho) e turnover, aumenta o moral dos funcionários e a melhoria da imagem da empresa perante os seus, a comunidade e a mídia.
2. E o Brasil?
As empresa brasileiras começam a pegar o bonde pois esta tendência faz parte do mercado globalizado, competitivo, ágil e moderno. Infelizmente, fato; no Brasil as empresas ainda estão um pouco perdidas, trabalhando ainda com chamado “facão” aumento assustadoramente o numero de desempregados. O Brasil trabalha com fatos e os países desenvolvidos com a lógica.
Para conseguir essa mudança de vida, deve-se primeiramente mudar a mentalidade.
3 . Onde iniciar este trabalho?
O trabalho deve-se iniciar já partindo do principio, “mudança na mentalidade” entre ( patrões e empregados). Um dos pontos de definição imediata é o que vem a ser benefício. Certamente não os que já são garantidos por lei, como vale-transporte, cestas básicas, etc., mas os que buscam , realmente manter a qualidade de vida do ser humano.
Se as partes aceitarem este início de desafio, a qualidade de vida no Brasil respeitará a lógica.
Mamede A. Barreto