Quem não vender e empreender não terá sucesso!
Convencionalmente entende-se como vender o ato de satisfazer as necessidades, desejos e anseios do cliente / consumidor.
Para melhor atender este ato, disponibiliza-se o melhor produto ou serviços, ou seja, aquele mais adequado e aquele que tem o melhor custo / benefício para o consumidor.
Dentro do custo/ benefício está o bom atendimento, incluindo a venda propriamente dita, o cumprimento das promessas e o pós-venda.
Aparentemente é muito simples, e realmente o é, desde que entendido como tal e estar preparado para a ação.
Isto significa ter uma equipe (interna ou externa) bem treinada e equipada, com todos os conhecimentos e ferramentas necessárias para satisfazer o cliente consumidor.
Pensando desta forma, e considerando o momento até hoje, a ação é um casamento da razão com a emoção. Razão é ter os processos definidos e bem seguidos proporcionando um atendimento com excelência na qualidade, considerando-se o produto, o prazo de entrega e o preço, ou seja, o cumprimento das promessas. Emoção é o relacionamento cortês e eficaz com o cliente / consumidor e principalmente o pós-venda que é o encantamento, é o preencher do ego.
As empresas até então, proporcionam a suas equipes, dentro de suas possibilidades, os melhores cursos e treinamentos necessários para complementar o perfil desejado, e pela lei natural do livre comércio, as instituições especializadas, se preparam para oferecer ao mercado produtos (cursos / treinamentos) que satisfaçam estas necessidades do mercado.
Poucas, até por uma questão de sobrevivência, buscam um avanço futurista para esta ação, pois fica claro que estarão sujeitos ao insucesso comercial.
Felizmente o futuro tem acenado para uma melhoria contínua e evolutiva neste aspecto.
A partir do momento atual e por uma necessidade de evolução, quer seja comercial quanto tecnológica, as equipes que se relacionam com o cliente / consumidor, principalmente a equipe de vendas, tem que estar preparada para além de ter a razão (excelência nos processos) e a emoção (encantar o consumidor), ter a visão (empreender).
O empreender significa aumentar o benefício ao cliente / consumidor, ou visto de outra forma, significa agregar valor.
Qual a base para esta teoria? Fica muito simples seu entendimento se considerar o próprio significado da palavra, aplicada a realidade comercial.
Senão vejamos:
Empreender significa ser arrojado, ter a mente sempre aberta, sem limites, sem medo de correr riscos.
Empreender significa ser inovador, ter sempre em mente que a evolução é algo sacramentado e necessário à vida do ser humano, que renova inclusive a cada segundo seus desejos. Fica desproporcional uma evolução de desejos e uma estagnação de idéias e produtos.
Empreender significa ter iniciativa, ser ousado e estar preparado para atender os novos desejos, anseios e necessidades diárias do cliente / consumidor.
Este conjunto de significados forma uma cadeia de benefícios assegurando a excelência do empreender, resultando até mesmo em uma redução do preço, através da diminuição de despesas, e uma oportunidade de investimento em tecnologias avançadas que proporcionam no final uma redução no custo do produto / serviço.
Entendendo melhor esta afirmação, exemplifica-se através da própria estrutura organizacional de vendas, pois se a empresa tem um profissional de negócios empreendedor, com sua razão, emoção e principalmente agora com a visão, desvincula-se de uma obrigatoriedade de supervisão, que na realidade torna-se uma ingerência, demonstrada através dos limites impostos pela hierarquia. Ou seja, a supervisão improdutiva, aquela que só impõe limites à equipe, isto pode ou, isto não pode ser feito, perde sua função neste novo modelo, sendo eliminado aí um alto custo desnecessário.
Concluindo;
Quem não vender e empreender não terá sucesso.
Mamede A. Barreto